Blog Solução Financeira

Conteúdo para você ter uma vida financeiramente saudável

Você tem feito boas escolhas?


Quando se trata do seu dinheiro, você tem feito boas escolhas? Você é daquelas pessoas que gastam dinheiro com qualquer coisa que acha que um dia vai ser útil ou prefere poupar para alguma emergência?

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), até o final do mês de fevereiro 61,7 milhões de brasileiros estavam com restrição no nome por conta de inadimplência, o que corresponde a 40% da população, a maioria tem idade entre 30 e 39 anos.

Além da crise financeira e o atual número de desempregados no país, boa parte dos atrasos no pagamento de conta está na falta de controle financeiro do brasileiro, gastar mais do que se recebe. E então, você tem feito boas escolhas? 

Uma boa forma de controlar os seus gastos financeiros é anotar todos os gastos que você tem no mês, você deve colocar no papel até o dinheiro que você gasta com balas.

Você tem feito boas escolhas para economizar o seu dinheiro?

boas-escolhas-para-economizar.jpg

Aqui vão cinco dicas para você economizar e ter mais controle sobre a sua vida financeira. O primeiro passo é o corte de dívidas. Para começar a se reorganizar financeiramente, é necessário que todas as suas dívidas sejam quitadas, se tiver dinheiro para o pagamento a vista é melhor, caso o contrário tente uma renegociação.

Após o pagamento das suas dívidas, o segundo passo é conhecer a sua renda mensal. Após fazer essa análise você vai poder entender o que é o dinheiro para gastos fixos e para poupar ou investir.

Você tem feito boas escolhas? O terceiro passo é observar e identificar como funciona os seus hábitos de consumo. A partir desse momento você tem que colocar na balança se é realmente necessário gastar dinheiro com determinada compra. Não gaste compulsivamente.

A quarta dica é fazer um sistema de categorias de gastos para que, assim, você possa dividir adequadamente o valor para cada coisa. Por exemplo, você pode montar uma planilha ou fazer anotações em um caderno mesmo. Coloque os valores que você gasta com moradia, transporte, alimentação, internet, telefone e momentos de lazer, e, é claro, se aparecer um custo extra também.

Para finalizar, pesquise. A comparação de valores pode ajudar e muito na hora de fazer economia. A internet pode ser uma boa aliada para comparação de preço. Já para as compras do mês, consulte seus amigos e familiares, procure mercados que cobrem a oferta da concorrência ou vá a lugares que vendem atacado, é sempre mais em conta.

Controle financeiro

controle-financeiro.jpg

Essa é a palavra chave para uma reeducação financeira. É isso que vai definir o seu saldo financeiro no final do mês. Tente ao máximo não entrar no cheque especial ou até mesmo solicitar um empréstimo se realmente não for necessário.

Anote sempre os seus gastos, aqueles papeis que recusamos no final da compra podem ser uma grande luz quando você não conseguir identificar com o que gastou o dinheiro, assim ficará mais atento e não terá mais surpresas nos próximos meses.

Toda vez que estiver perto de fazer uma compra que foge do seu planejamento, pergunte a si mesmo: - Você tem feito boas escolhas?

Faça uma boa escolha! Clique aqui e faça o download GRÁTIS do e-book Ser Rico é Uma Questão de Escolha.

Tags


Comentários

go-to-top