Blog Solução Financeira

Conteúdo para você ter uma vida financeiramente saudável

O Caminho para Ser um Investidor de Sucesso


Meu caro leitor, quero começar este post te fazendo uma pergunta crucial:

Já pensou em ter dinheiro suficiente para realizar seus sonhos, seja comprar a casa própria, um carrão de luxo, pagar a faculdade dos filhos ou dar a volta ao mundo?

Se você é um ser humano normal, como eu, então deve ter respondido “sim”, certo?!

Então, você, mesmo não sabendo, quer ser um investidor de sucesso. E, neste texto, eu vou te mostrar como fazer seu dinheiro render o máximo possível, aproveitando as oportunidades que o mercado financeiro oferece.

Bom demais para ser verdade?! Então, continue lendo para conferir. 

 

Como ser um investidor de sucesso

Em um mundo onde o dinheiro está cada vez mais suado, saber como investi-lo de forma inteligente se tornou uma necessidade, sendo você um profissional ou empreendedor.

Pois bem, aqui vai o caminho das pedras (devidamente pavimentado para você).

 

1 - Não faça mais dívidas

Apesar de óbvia, a primeira dica sobre como ser um investidor de sucesso, talvez seja a mais difícil de ser cumprida. No entanto, você precisa eliminar todos os gastos e dívidas desnecessários, antes de começar a investir.

Para isso, você pode:

  • Juntar todos seus boletos, faturas de cartão de crédito, parcelas do carro, da casa e qualquer outra dívida, e somar tudo para saber o total;
  • Entender os juros que são cobrados em seus financiamentos e procurar opções para diminuir esses valores;
  • Eliminar todas suas parcelas em atraso, para não ficar pagando juros desnecessários;
  • NUNCA (em caixa alta, mesmo) usar o crédito rotativo do cartão ou o especial – acredite, qualquer outra opção terá juros menores no mercado.

 

2 - Não coloque dinheiro na poupança

Essa dica pode te fazer torcer o nariz, caso você seja do tipo mais conservador, quando o assunto é dinheiro.

Infelizmente, a poupança ficou famosa na geração de nossos pais e avós, devido às situações econômicas que eles viviam na época deles. Hoje, não faz mais sentido pensar que a poupança é um bom investimento – tecnicamente, ela nem é considerada um investimento, ok?!

É claro que é importante você economizar e guardar dinheiro. Na verdade, eu não estou dizendo para você não usar a poupança. Estou dizendo para não usar apenas ela como estratégia para fazer seu dinheiro render.

Até porque, apesar de ser 100% segura e não ter incidência de impostos, ela rende uma miséria, quando comparada com outras opções. 

 

3 - Faça investimentos de baixo risco para começar

Começar a investir é igual começar um esporte novo, como correr, por exemplo. É melhor começar devagar para não se machucar. Neste caso, machucar o seu bolso, perdendo dinheiro.

Primeiro, veja quanto você tem disponível para investir. Separe um valor que você tenha a certeza que poderá dispor, sem se preocupar.

Muitas pessoas acreditam que, para ser um investidor de sucesso, é necessário começar investindo muito. Mas, a realidade é bem diferente. Hoje, existem produtos que permitem investimentos abaixo de R$ 100,00.

Portanto, falta de dinheiro não é mais uma desculpa, certo?!

Outra grande vantagem de começar por investimentos mais conservadores é que você terá a tranquilidade de aprender sobre o mercado financeiro com calma, sem se preocupar em perder o seu dinheiro.

Escolha investimentos como Tesouro Direto e Fundos de Renda Fixa, por exemplo, que têm garantias de que o dinheiro será reajustado e devolvido, sofrendo pouco impacto com as flutuações do mercado. 

 

4 – Prepare-se para voar mais alto

Depois de já ter alguns quilômetros rodados, ter participado de algumas corridas sem se machucar – continuando na nossa analogia – você já estará mais preparado para planejar investimentos maiores e a médio prazo.

Afinal, agora você já estudou e entende um pouco como o mercado financeiro funciona.

O ideal é manter a maior parte dos seus investimentos em opções de baixo risco, como as citadas no tópico anterior, e separar uma parte para “arriscar”, por exemplo, em debêntures ou Fundos Multimercados.

As debêntures são títulos de dívida de empresas privadas e os Fundos Multimercados são aqueles que permitem aplicar em renda fixa e variável, ao mesmo tempo e no mesmo lugar.

São opções que podem gerar bom retorno no médio prazo, ainda com um risco calculado. Elas permitirão que você ganhe musculatura para, mais tarde, tentar aplicações com rendimentos mais elevados, porém, mais arriscadas, como ações na bolsa de valores.

É claro que isso não é obrigatório. Muitos investidores de sucesso possuem apenas uma carteira de investimentos de baixo e médio risco, e uma bela renda com eles. 

 

5 – Criando hábitos de investimento

Todas as dicas de como ser um investidor de sucesso que eu passei acima, serão potencializadas se você criar alguns hábitos saudáveis no seu dia a dia.

Por exemplo, aprenda a poupar toda a semana. Pense em algum gasto que não é absolutamente necessário em sua rotina e economize esse valor. Assim, você estará ensinando ao seu cérebro uma nova maneira de lidar com o dinheiro. 

Você também deve ler o caderno de economia do jornal todos os dias para se manter atualizado e adquirir mais conhecimento sobre o mercado financeiro. 

E, finalmente, crie o hábito de ver seu dinheiro crescer, acompanhando o saldo positivo da sua conta e usando-o como inspiração para continuar.

Bom, agora você já sabe como ser um investidor de sucesso. É só colocar em prática tudo o que eu te mostrei neste artigo. E, se você quiser começar agora mesmo, pode contar com minha orientação direta para fazer seu dinheiro render. Deixe um comentário abaixo! 

Tags


Comentários

go-to-top