Blog Solução Financeira

Conteúdo para você ter uma vida financeiramente saudável

5 dicas para poupar dinheiro em 2019 e mudar sua vida completamente


Saber como poupar dinheiro é um dos maiores desafios de quem busca uma situação financeira mais confortável a longo prazo. Geralmente, o grande problema é mudar os pequenos hábitos que podem fazer seu dinheiro ir para o ralo das dívidas.

No entanto, o grande segredo para você realizar suas metas financeiras é desenvolver o foco e disciplina.

Muitas pessoas pensam que economizar dinheiro significa levar uma vida cheia de privações, sem prazeres ou conforto.

Mas a verdade é que, se você conseguir encontrar o equilíbrio adequado entre o que você ganha e o que gasta conseguirá guardar o suficiente para garantir seu bem-estar econômico.

Por isso que neste artigo vou ensinar como poupar dinheiro sem precisar deixar de fazer o que você gosta. Acompanhe!

Aprenda a como poupar dinheiro com essas 5 dicas

Os passos, a seguir, foram pensados para ajudar você a usar seu dinheiro para pagar todas despesas essenciais do mês e ainda contar com um excedente que pode ser investido.  

1 - Pague suas contas em dia

Esta dica pode ser bem óbvia, mas a realidade é que vivemos correndo de um lado para o outro, tentando dar conta de todos os compromissos.

E é muito comum, no meio dessa correria toda, esquecermos de manter as contas em dia, pagando juros desnecessários.

Então, esse é o primeiro passo para saber como poupar dinheiro: pague tudo em dia para evitar multas por atrasos. Pode parecer pouco, mas faça os cálculos de quanto isso pode representar de economia no final de um ano.

Principalmente, levando em conta que o Brasil tem uma das taxas de juros mais altas do mundo.

Que tal colocar as contas em débito automático? Ou, usar um aplicativo para cadastrar suas contas e lembrá-lo de quando o vencimento estiver chegando?

Estas pequenas ações podem gerar grandes resultados no seu controle financeiro.

2 - Use a tecnologia na sua gestão financeira

Ainda na pegada tecnológica, que tal usar um aplicativo para ajudar a controlar tudo o que você ganha e gasta todo mês?

Uma das melhores estratégias para saber como poupar dinheiro é registrar todas as suas despesas mensais. Afinal, como saber quanto você poderá guardar e até investir se não souber, exatamente, quanto gasta?

Difícil, certo?!

Com um aplicativo você poderá registrar os gastos em tempo real, até mesmo, aqueles menores, como um cafézinho no meio da tarde ou o almoço no restaurante com os amigos.

Sem falar que, geralmente, você terá disponíveis gráficos e tabelas que ajudarão a entender melhor sua vida financeira e descobrir os gargalos por onde seu dinheiro está “sumindo”.

3 - Aposte na regra 50-35-15

A próxima etapa para saber como poupar dinheiro é organizar sua vida financeira de acordo com a regra 50-35-15.

Segundo essa regra, 50% de toda sua renda deve ser reservada para despesas essenciais e fixas como saúde, aluguel, IPTU, prestações da casa própria, transporte, supermercado, entre outras.

Uma segunda parcela do que você ganha, em torno de 35% do total da sua renda, deve ser reservada para prioridades financeiras.

Que seriam o pagamento das dívidas variáveis que costumam surgir durante o mês, e a composição de uma reserva financeira para investimentos.

Essa reserva pode ser destinada para a realização de um sonho como a casa própria ou uma viagem internacional, ou usada em caso de emergências.

O objetivo aqui é economizar para o futuro.

A terceira parcela da renda, que representa 15% do total, deve ser destinada a atividades relacionadas ao seu lazer e qualidade de vida. Pode ser academia, cuidados pessoais, viagens e compras.

Lembra que eu falei que a vida não precisa ser sem graça só porque você quer aprender como poupar dinheiro?!

Pois é. Mas, perceba que isso só é possível porque seus gastos essenciais e prioridades financeiras já foram assegurados nas outras parcelas.

4 - Tenha objetivos financeiros

como poupar dinheiro.jpg

Já falamos, rapidamente, sobre isso em outro tópico, mas sempre é bom reforçar. Definir objetivos para o dinheiro que será guardado é muito importante para não perder o foco durante o processo.

Logo, o ideal é que você tenha bem definido qual é o propósito das mudanças de hábitos de consumo que você está realizando.

Esse objetivo deve estar bem claro em sua cabeça. Também ajuda escrevê-lo em algum lugar visível como um lembrete para seu comprometimento.

Trocar de carro, fazer uma viagem internacional ou dar entrada na casa própria são alguns bons exemplos de objetivos específicos.

Após a definição do objetivo, calcule quanto será necessário poupar para realizá-lo. Divida esse montante pelo valor que você consegue guardar mensalmente e terá, aproximadamente, o prazo em que conseguirá conquistá-lo.

Ficou muito longe para o seu gosto? Então, leia a próxima dica para saber como trazer essa conquista mais rápido para sua vida.

5 - Invista seu dinheiro

A última etapa do nosso aprendizado sobre como poupar dinheiro diz respeito a você fazê-lo se multiplicar na sua vida.

E isso significa saber onde aplicar o dinheiro que sobra todo mês. Se essa etapa for feita da maneira correta seu sonho, definido no tópico anterior, será realizado bem antes do que imagina.

Mas, infelizmente, isso não vai acontecer se você usar a poupança como destino para seus investimentos. Apesar de ser a escolha da maioria dos brasileiros pela estabilidade de rendimentos, é a opção que oferece o menor retorno para você.

Se a sua preocupação é perder seu suado dinheirinho, existem várias outras opções de investimento que são seguras e que retornam valores bem mais atraentes do que a poupança.

Alguns exemplos são a previdência privada, os CDBs (Certificado de Depósito Bancário) e os títulos do Tesouro Direto. Todos são considerados aplicações seguras.

Se você tem um perfil mais ousado, que não se importa em arriscar, existe a  bolsa de valores, que pode proporcionar ganhos ainda maiores. Mas, como falei, o risco de perder dinheiro também é muito maior.

Vamos fazer seu dinheiro render?

Agora que você já sabe como poupar dinheiro, inclusive fazendo com que ele se multiplique para conquistar seus sonhos financeiros mais rapidamente, que tal colocar em prática?

 

Se ficou com dúvidas ou quer se aprofundar ainda mais no assunto, recomendo que você baixe meu ebook gratuito Ser Rico é Uma Questão de Escolha, onde eu ensino os princípios básicos para conquistar a abundância financeira. Você pode baixar AQUI.

Tags


Comentários

go-to-top