Blog Solução Financeira

Conteúdo para você ter uma vida financeiramente saudável

Como começar a investir para construir a vida que você sonha


Você economizou, juntou dinheiro, e resolveu que precisa investir em alguma coisa para fazer seu dinheiro render. Nesse momento, você se pergunta:  investir em quê?

Fique tranquilo que sua indecisão é a mesma de mais da metade dos brasileiros, segundo uma pesquisa feita pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Os resultados mostraram que 58% dos brasileiros não fazem nenhum investimento financeiro, além de não conhecerem os produtos de investimento que existem no mercado.

Por isso, resolvi escrever este artigo com um passo a passo para você saber como começar a investir e sair dessa estatística. Vamos lá?!

Como começar a investir suas economias

Um bom investidor possui um conjunto de características que devem ser desenvolvidas e aplicadas no dia a dia para fazer seu dinheiro render o máximo possível, aproveitando as oportunidades que o mercado financeiro oferece.

Se você deseja se tornar um investidor de sucesso, siga esses primeiros passos que vou mostrar para você.

Estude o mercado de investimentos

O primeiro passo para saber como começar a investir é estudar o mercado de investimentos para entender como funciona e quais os produtos disponíveis.

Atualmente, graças a internet, existe muita informação de qualidade disponível para todos em diversos sites especializados em investimento.

Até mesmo no Banco Central e na Bolsa de Valores, que possuem cursos para quem deseja aprender a investir.

Como falei, antes de começar a investir, você precisa entender como funcionam os produtos oferecidos pelo mercado, bem como as taxas de administração e corretagem praticadas.  

Assim, você poderá avaliar as melhores alternativas para seus objetivos financeiros.

Conheça seu perfil de investidor

A segunda etapa para aprender como começar a investir é entender qual é o seu perfil de investidor.

Você pode não saber, mas cada pessoa possui características em sua personalidade que ajudam a definir os investimentos a serem feitos, para que você se sinta tranquilo em dispor das suas economias.

Você deve considerar, basicamente, dois fatores: o quanto você gosta de segurança na sua vida e qual o seu grau de aceitação ao risco.

Esse conhecimento evitará, por exemplo, que você aplique no mercado de ações, mesmo sendo uma pessoa que prefere investimentos mais seguros e com menos risco de perdas.

Fuja da poupança

como começar a investir.jpg

Se você for uma pessoa mais conservadora com seu dinheiro, provavelmente, torceu o nariz agora.

A poupança, tradicionalmente, é considerada um investimento seguro. Essa crença se solidificou por conta da antiga situação econômica do Brasil, que vivia períodos de instabilidade financeira na época dos nossos pais e avós.

Naquele tempo, fazia sentido manter uma poupança para guardar dinheiro e ainda ter algum rendimento.

Hoje em dia não faz mais sentido pensar que a poupança é um bom investimento. Ela continua muito segura e isenta de impostos, mas seu rendimento é muito baixo, quando comparado com outras opções que possuem o mesmo grau de segurança.

Comece pelo básico

O próximo passo para saber como começar a investir é escolher qual produto fará parte da sua carteira inicial.

Mesmo que você tenha um perfil de investidor que não se importa em correr riscos, sugiro que inicie por investimentos mais seguros para entender como funciona o mercado financeiro.

O Tesouro Direto pode ser um ótimo começo. Ele se tornou popular nos últimos anos, justamente, por ser um produto que precisa de aportes iniciais baixos, além de ser garantido pelo Tesouro Nacional.

Significa que, ao adquirir um título, você está se tornando credor do Estado Brasileiro, que garante a devolução do dinheiro investido, acrescido dos juros, que são bem maiores do que a poupança.

Também existem outras opções, que reúnem as mesmas características, como os Fundos de Renda Fixa que podem ser públicos ou privados, ou os CDBs.

Depois que você já estiver mais íntimo das práticas do mercado, conseguindo avaliar os riscos e as recompensas de cada investimento, poderá tentar voos mais arriscados, como comprar ações, por exemplo.

Diversifique sua carteira de investimentos

Depois de já ter aplicado em alguns produtos mais conservadores, você já estará mais preparado para planejar investimentos maiores e a médio prazo.

A essa altura você já deve ter estudado um pouco como o mercado financeiro funciona e sabe que o melhor caminho para fazer seu dinheiro trabalhar para você é diversificar sua carteira de investimentos.

Minha sugestão é que você mantenha a maior parte dos seus investimentos em opções de baixo risco, como as citadas no tópico anterior, e separe uma parte do seu dinheiro para “arriscar”, por exemplo, em debêntures ou Fundos Multimercados.

As debêntures são títulos de dívida de empresas privadas e os Fundos Multimercados são aqueles que permitem aplicar em renda fixa e variável, ao mesmo tempo e no mesmo lugar.

Essas opções podem gerar um bom retorno do investimento no médio prazo, com riscos calculados.

Elas permitirão que você ganhe experiência para, mais tarde, tentar aplicações com rendimentos mais elevados, porém, mais arriscadas, como ações na bolsa de valores.

Mas, você não é obrigado a incluir opções mais arriscadas, se isso não te deixa confortável. É possível ser um investidor de sucesso, com uma ótima renda, apenas com uma carteira de investimentos de baixo e médio risco.

Pronto para virar um investidor de sucesso?

Agora você conhece o passo a passo para saber como começar a investir de forma segura e eficiente.

As dicas que passei não são para você investir como um expert ou mudar completamente sua forma de investimento.

São para te ajudar a vencer o medo inicial e tirar as dúvidas que muitas pessoas possuem sobre como começar a investir da forma certa.

Começando devagar, com pouco dinheiro, fica muito mais fácil perder esse medo.

O importante é começar a fazer seu dinheiro render mais para melhorar sua qualidade de vida e, com o tempo, transformar seus sonhos em realidade.

 

E então, o que achou do conteúdo? Deixe um comentário com sua opinião! 

Tags


Comentários

go-to-top