Blog Solução Financeira

Conteúdo para você ter uma vida financeiramente saudável

O Poder do Coaching de Finanças (sua vida financeira nunca mais será a mesma)


Meu amigo, você está sofrendo com dívidas, seu dinheiro acaba antes do fim do mês e quando chega a fatura do cartão de crédito você tem vontade de sumir

Você não está sozinho. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizaram um estudo nas capitais brasileiras mostrando que 45% dos brasileiros não possuem um controle efetivo do próprio orçamento.

Isso significa que, praticamente, a metade da população não planeja as despesas da casa e, provavelmente, exagera nas compras impulsivas. É claro que as pessoas sabem que  precisam gastar menos do que ganham para organizar seu orçamento. O problema está em não saberem como implementar essas ações em suas vidas.

Por isso, eu escrevi este artigo. Para mostrar a você uma das melhores ferramentas da atualidade quando o assunto é dinheiro: o coaching de finanças. Fique comigo que eu vou te mostrar como ele pode equilibrar suas finanças e ajudar você a conquistar a liberdade financeira.

 

Qual é a diferença entre coaching de finanças e consultoria financeira?

Muita gente confunde coaching de finanças com consultoria financeira. As principais diferenças entre esses dois serviços estão na maneira de atuar.

O consultor, geralmente, é um profissional de grande experiência no mercado financeiro, que usa esse conhecimento para orientar e aconselhar seu cliente a resolver problemas específicos, relativos à sua situação financeira.

Resumidamente, ele analisa a situação que a pessoa está vivendo e fala para ela o que deve ser feito para resolver.

O coach financeiro, por outro lado, não oferece soluções prontas, nem orientações ou aconselhamentos. Seu foco é o aprendizado e desenvolvimento da pessoa.

Ao contratar um coaching de finanças, você estará investindo no seu aprendizado financeiro, encontrando os caminhos necessários, com a ajuda do coach, para alcançar seus objetivos relacionados ao dinheiro.

Como você consegue isso? Através de diversas técnicas e ferramentas utilizadas pelo coach financeiro que ajudarão no desenvolvimento das suas habilidades econômicas e, principalmente, no seu planejamento financeiro. 

 

Como o coaching de finanças funciona na prática?

Agora você deve ter ficado curioso sobre como funciona o coaching de finanças, certo?! Vou dar um panorama geral sobre o processo, na prática, e você vai entender como é simples e efetivo, ok?!

Quando você contrata um coaching de finanças, a primeira coisa que ele vai fazer é um raio X da sua vida financeira. Você precisará listar todas as suas dívidas, bem como suas fontes de receitas.

Depois, ele vai te fazer uma série de perguntas bem pessoais, sobre a maneira como e por que essas dívidas foram feitas. Aqui, o objetivo, além de medir o tamanho do buraco em que você se encontra, é entender como é seu relacionamento com o dinheiro.

Por exemplo, você quer viver como se não houvesse amanhã, gastando tudo o que pode hoje mesmo? Ou, talvez, acredite que precisa manter um padrão de vida mais alto do que sua renda atual permite. Ou, ainda, pode ser um gastador impulsivo, que só pensa depois que passou o cartão de crédito?!

Todas essas questões têm um fundo emocional que deve ser investigado para que você mesmo entenda porque se desequilibrou financeiramente.

Feito esse diagnóstico, é hora da solução.

 

Mentalidade de riqueza: a hora de virar a chave

Sabe por que o coaching de finanças funciona tão bem? Porque ele ataca duas frentes que são essenciais para sua prosperidade financeira. A primeira, nós falamos no item anterior, que são as suas dívidas e os motivos que levaram a elas.

Nessa etapa, o coaching de finanças vai te mostrar o caminho de volta ao equilíbrio financeiro, seja adequando seu estilo de vida à sua renda, seja poupando ou investindo. Vocês decidirão o melhor caminho juntos.

Mas, ele vai fazer muito mais do que isso. A segunda frente de atuação do coaching de finanças é até mais importante do que a primeira.

Porque, se você não corrigir os péssimos hábitos que levaram ao seu endividamento, existe grande risco de que, em alguns meses, você retorne a essa mesma situação. Como eu tenho certeza que você não vai querer isso, deixa eu te explicar a principal ajuda que o coaching de finanças pode te oferecer para que isso não ocorra mais.

Essa parte é mais subjetiva e trabalha diretamente com seus comportamentos e emoções. Lembra que eu falei que o foco de um processo de coaching de finanças é o seu aprendizado?

Pois é, você aprenderá a mudar a sua mentalidade relacionada a dinheiro. Você conseguirá identificar os padrões de comportamentos e as emoções que possui sobre o papel do dinheiro na sua vida, trabalhando-as para que se tornem positivas, passando a se relacionar de forma mais produtiva com suas finanças.

Isso fará com que você nunca mais sofra com o problema de endividamento, além de aprender a fazer o dinheiro trabalhar a seu favor, buscando os melhores rendimentos para o que você ganha.

 

Agora, a decisão está em suas mãos!

Quero finalizar este texto dizendo que não importa quanto você ganha nem quanto está devendo. Independente de quão feia possa parecer sua situação, o coaching de finanças pode te ajudar!

As habilidades financeiras que você aprenderá durante o processo, aliadas à sua mudança para uma mentalidade de riqueza, permitirão que alcance o equilíbrio financeiro e, posteriormente, uma vida mais rica e feliz.

Será necessário um pouco de organização, disciplina e força de vontade, mas, eu garanto que valerá a pena!

Se você quiser começar esse aprendizado agora mesmo, baixe meu Ebook Ser Rico é Uma Questão de Escolha, onde eu ensino os princípios básicos para conquistar a abundância financeira na sua vida.

Tags


Comentários

go-to-top